Tuesday, January 06, 2009

Worten, Nespresso e Deco

Na terceira pessoa:

Antes de comprar a máquina de café colocaram-se todas as questões que surgiram.

Entre outras coisas, ficou-se a saber que:


  • se houvesse problema com a máquina nos primeiros 15 dias, trocá-la-iam imediatamente por uma nova;


  • se passado esse período surgisse alguma avaria, a Nespresso enviaria um técnico a casa para resolver o problema, e poderia, caso se pedisse, levar uma máquina de substituição.



Comprou-se a máquina.

Dito e feito, a máquina avaria passado cerca de uma semana.

Passa-se pela Worten, onde se comprou a máquina:

- Não, tem que ligar para a Nespresso.

Liga-se para a Nespresso:

- Não, eles têm que trocar a máquina.

Liga-se para a Worten:

- Não, não! Se já a tirou da embalagem não a pode trocar!

Liga-se novamente para a Nespresso:

- Olhe, eles têm que lhe trocar a máquina. Se eles não fizerem isso, o que nós podemos fazer é enviar um técnico a sua casa, mas o técnico só vai daqui a oito dias.

Liga-se para a Deco:

- Segundo o decreto de lei tantos-de-tal, a loja onde adquiriu o produto é obrigada a trocar-lhe o produto.

Vai-se à Worten, com a máquina defeituosa, e diz-se a um segurança:

- Queria falar com o gerente, por favor.

- Isso não é assim... Quer falar com o gerente porquê?

A resposta do cliente foi tão ríspida que o segurança chamou imediatamente o gerente.

Quando o gerente ouviu a história ficou perplexo:

- Mas quem é que lhe disse isso?

E a máquina foi trocada imediatamente. Não sem que o gerente tivesse que ouvir uma série de desabafos em tom bem áspero por parte do cliente, claro.

Mas porque será que há tantos empregados incompetentes por aí fora?

Dito isto, algumas notas e recomendações:


  • as máquinas da Nespresso são muito boas; o café era óptimo antes da máquina avariar e continua a ser óptimo com a nova máquina; esta situação claramente foi uma avaria pontual;


  • a Worten em Viana, enquanto loja, também me parece ser uma boa loja;


  • anotem sempre os nomes de todos os funcionários que vos prestam informações, pessoal ou telefonicamente; nunca se sabe quando poderá dar jeito;


  • em caso de avaria, a Nespresso envia um técnico a casa, mas aparentemente há um prazo de 8 dias; assim sendo, quando um vendedor vos disser: "o técnico leva uma máquina de substituição, de modo que o cliente nunca fica sem máquina", tenham em conta que se a máquina não estiver a funcionar, ficarão uns 8 dias sem uma máquina funcional.

3 comments:

Tania Norte said...

Correcção: A Nespresso recolhe a máquina da casa do cliente, através de serviço de estafeta. A máquina é depois encaminhada para um centro de intervenção técnica autorizado. A recolha da máquina é feita no máximo em dois dias úteis.

Ricardo said...

Ao que sei, e vendo Nespresso desde o 1 dia as máquinas quando estão dentro da garantia são levantadas na casa do cliente e e será colocada uma de substituição até a máquina avariada ser reparada, o cliente nunca fica sem máquina.

Bruno said...

Tal como o Ricardo escreveu, a Nespresso levanta a máquina em casa do cliente. Este processo demora dois dias úteis. A multinacional até agenda a data de entrega do equipamento avariado logo no primeiro telefonema. 5 dias úteis é o prazo máximo para a reparação mas, tal como foi referido, o cliente pode sempre solicitar uma máquina de substituição sem qualquer tipo de custo. Isto, claro está, desde que a máquina se encontre abrangida pela garantia legal.