Thursday, December 11, 2008

Fnac.pt, a pior loja online

Não sei porquê, mas continuo a cair sempre no mesmo erro. Porque não me lembro de umas vezes para as outras que os informáticos da Fnac Online são um bando de falhados, e que a loja tem tudo menos consideração pelas pessoas?

Tudo começa quando se lembram de associar uma etiqueta "24H" aos produtos para indicar que estes são expedidos em... 24 horas. A ideia não era má. Até porque outros produtos dizem "48H" e outros ainda, dizem "indisponível".

Uma vez que estamos todos em Portugal, e Portugal não é assim tão grande (o próprio planeta terra já é mais pequeno do que antigamente), fiz uma encomenda num Domingo para oferecer no Domingo seguinte (aniversário). Por azar a Segunda-Feira foi feriado nacional, o que não ajudou. Mas analisemos os detalhes.

No Domingo passado encomendei um documentário na Fnac.pt, que estava etiquetado com a célebre etiqueta "24H". Escolhi um pagamento por transferência bancária. Paguei imediatamente, e a prova é que no dia seguinte de manhã (Segunda-feira, 8 de Dezembro) recebi um e-mail comprovativo a dizer que o pagamento foi recebido.

O que pensei nesta altura foi... fixe! Terça-Feira enviam o produto, Quarta-Feira já o tenho. A compra vai ser um sucesso.

Tretas! Ontem, Quarta-Feira, a encomenda ainda não tinha sido expedida. Como seria natural, preenchi o formulário a perguntar sobre a encomenda.

Hoje ao fim do dia (19H00) ainda não tinha recebido resposta. Curiosamente, acedo à minha conta na Fnac.pt para ver o estado da encomenda, e aparece como "Cancelada". Estava já a preparar-me para preencher de novo o formulário quando reparo que acabo de receber um e-mail da Fnac.pt. Uma nota de cancelamento da encomenda, por ruptura de stock.

Não, ainda não recebi resposta da minha pergunta enviada. E não, não percebo como é que um produto que está disponível para envio em 24H desaparece, e só descobrem 4 dias depois. Mas que raio de informáticos a Fnac contratou? Nunca ouviram falar de gestão de stocks?

Deixem que vos diga. Esta é a terceira encomenda consecutiva que faço na Fnac.pt que não corre bem. Felizmente que a Fnac.pt não tem nada que ver com as lojas Fnac. São empresas distintas, segundo soube.

Agora, as minhas últimas perguntas são:
  • que ofereço este Domingo à minha irmã?
  • se todas as lojas têm obrigatoriamente um livro de reclamações, onde encontro o livro de reclamações da Fnac.pt?

10 comments:

Anonymous said...

chez moi

Silva Brandão said...

Se diz isso da Fnac é porque nunca exprimentou a Wook!

Anonymous said...

Eu encomendei um telemovel online onde dizia que seria expedida em 48horas, aconteceu que foi expedida 20 dias depois onde eu já tinha cancelado a minha encomenda já logo 4 dias após a compra, a compra foi no dia 20 de dezembro e hoje 17 de fevereiro tou a espera do dinheiro, eu tb gostava de saber onde para esse livro de reclamações

Anonymous said...

Realmente a Fnac online é uma burla, recentemente comprei um telemóvel com desconto de 25% em cartão e até agora nada. E-mails para cá e-mails para lá e o crédito no cartão é zero. Fica o meu alerta 'a Fnac não dá nada a ninguém, só problemas e figuras de urso'.

Anonymous said...

Concordo plenamente. Se diz isso é porque nunca experimentou a WOOK. Esse sim, a pior empresa on-line. Encomendei um livro à mais de um mês que ainda não foi entregue (o livro existe em stock). Como é que tal é possível?

Na FNAC sempre foram pontuais. Não tenho razão de queixa.

Unknown said...

Só estão a falar da Fnac Online, mas a Fnac OnYourFace também não é do melhor que há. Sobretudo quando acontece alguma coisa com um produto comprado, uma vez que não nos devolvem o dinheiro em numerário. Mas isso não é publicitado em lado nenhum.

Catia Silveira said...

Tenho também uma péssima experiência com a Wook, para além do atraso na entrega, encomendei dois livros em janeiro (com a etiqueta das 48h) e só hoje, 12 de fevereiro os recebi. Já para não falar do estado dos livros - bastante sujos, com residuos de cola, com a lombada danificada e ainda com vincos, de terem sido usados como base de escrita...Fica aqui um alerta e um conselho aprendido a custo.. percam tempo e vão ás lojas

José Pereira said...

A Fnac é um caso típico da loja/marca que se tornou "in" e alcançou um estatuto de referencia que a faz julgar ter o acesso a certo tipo de comportamentos.

O meu caso passa-se na loja física, neste caso a do MarShopping. Um telemóvel comprado lá há uma semana deixou misteriosamente de funcionar. Levei, obviamente, o aparelho à loja, de modo a ser reparado ou trocado no âmbito da garantia.
A sua reacção foi simples: o telemóvel estava fora da garantia devido a ter dois imperceptíveis e incrivelmente pequenos riscos na sua lateral, recusando-se a repara-lo ou substitui-lo. Confrontado com a exigência do livro de reclamações, o responsável da secção da loja assumiu uma atitude arrogante e autoritária, chegando mesmo a dizer que "guarde os seus comentários para o livro". Isto é obviamente um caso inaceitável, que já se encontra encaminhado para as entidades competentes.
O telemóvel foi depois entregue directamente à Nokia, que o aceitou na garantia sem reservas.

Resumindo, e no bom português,
parem de dar dinheiro a esta gentalha.

Caio said...

FNAC.PT Nunca mais , comprei dia 25 de maio de 2011 um notebook toshiba l755-14l na FNAC.PT.LIXO , Notebook cheio de problemas , possui o chipset hm65 revisão b2 que possui BUG reconhecido pela Intel.
Placa de video FORA da velocidade padrão da Nvidia. Atendimento FNAC nota ZERO ,
paguei em espécie o notebook dia 25 de maio de 2011 , hoje ao tentar trocar por outro notebook ,
tive a surpresa de que iriam mandar pra Toshiba e iria ter que esperar , não pude trocar , um absurdo ,
menos de 30 dias ter que mandar pra assitencia e me fazer esperar. Não recomendo comprar na FNAC e muito m
enos esse Toshiba. Estarei postando isso em TODOS forums sobre notebooks existentes !

Helder Cardoso said...

A mesma coisa comigo. Meu Deus, porque é que insisto em tentar contribuir para a estimulação da economia nacional? Tinha ido a um "site" noutro país e já tinha a mercadoria em casa.