Tuesday, August 05, 2008

Defesa do Consumidor Rico

Muitos devem conhecer a DECO que, segundo consta, é uma associação de defesa do consumidor. Mas é só o que consta, porque a verdade não é bem essa. Se eu já tinha uma má impressão desta associação, hoje ficou ainda pior. Deixo-vos aqui um rol de queixas:
  • o meu pai foi sócio durante muitos anos (mais de 10!), e fui crescendo habituado a ler os comparativos dos produtos. Enquanto que completamente leigo em frigoríficos, máquinas de lavar ou pneus, considero-me minimamente entendido em produtos informática. E devo dizer que em relação aos produtos informáticos sempre se notou um total desconhecimento do que estão a comparar. Para comparar os valores de memória, ou velocidade de processador, não comprava eu uma revista. Num artigo de duas páginas haveria espaço para comparar cache de processador, memória e disco, a que tipo de memória se referia, etc. Em grande parte dos casos a escolha "acertada" não o era...
  • enquanto sócio, muitas campanhas para angariar novos sócios foram despoletadas, com preços competitivos. Pena que os sócios antigos continuavam a pagar o preço antigo. Se fosse uma outra empresa a fazê-lo, a DECO caía-lhe em cima. Como é a DECO a fazer, está tudo bem.
  • de quando em vez a DECO publicava livros e, como marketing oferecia uma prenda. Lembro-me de o meu pai ter comprado um livro de vários volumes (não sei dar pormenores do livro) em que ofereciam um aparelho de música. Pela fotografia, eu dizia que era um aparelho com leitor de cassetes e tudo. Na verdade é um rádio. Apenas rádio. Tamanho 10 x 7 x 7 cm. Não, na publicidade não tinha detalhes sobre o aparelho. Só mesmo, ganhe este magnífico aparelho. Magnifico mesmo. Publicidade enganosa da DECO? Pode ser. De outras empresas é que não!
  • e finalmente, hoje enviei um relatório de um problema que estou a ter com a DECO (ver um post antigo neste blogue). Na verdade, o e-mail foi enviado como sendo uma mensagem institucional da associação que represento. A resposta foi: por favor indique-nos o número de sócio, que não o conseguimos encontrar a partir do seu nome.
Parece-me que a DECO está muito interessada nos consumidores... ou não!

1 comment:

Anonymous said...

Caro, boa noite.
Relativamente à Deco, a situação é bem mais grave...
Tenho conhecimento que teve apoios governamentais (que eles desmentem categoricamente...) no entanto, e quando se lhes é apresentada uma reclamação..., a sua resposta é de imediato:
-Indique-nos o seu numero de associado!!!
Há uns meses atrás tive um conflito com uma empresa e questionei a DECO sobre o que fazer. A resposta foi esta! Quanto me enfureci e insisti numa resposta, a deles manteve-se insistentemente na mesma!!!
Mas não é só!!!
* Recebo publicidade com o meu nome e questiono-os onde foram descobrir o meu nome e morada. ...não respondem!
* Perguntei-lhes um dia porque razão sendo eles a defesa do consumidor defendiam o pequeno comercio em relação às grandes superficies (onde o consumidor tem maior variedade de produtos e mais baratos). ...não respondem!
* Telefonam-me para casa tentando vender-me a assinatura da revista. pergunto-lhes como conseguiram o meu numero de telefone e... pasme-se:
- Numa lista que tenho aqui...!

Por isso..., tirem as vossas ilacções!!!