Monday, February 11, 2008

Internet em 30 segundos o tanas!

Falemos novamente do serviço de internet móvel da Optimus, o Kanguru, um serviço que já possuo desde meados do ano passado.

Liga-se o aparelho ao portátil e passam-se 21 segundos até que o mesmo seja devidamente reconhecido.

Selecciona-se a ligação, premimos "Connect" e passam-se 8 segundos até a ligação ser estabelecida.

Passaram-se, portanto, 29 segundos.

O leitor incauto diria: "Bom, a publicidade não é enganosa... Eles dizem em 30 segundos e demorou 29..."

Certo, mas não da primeira vez... Porque da primeira vez é necessário possuir já uma ligação à internet, para fazer download da versão do programa para Mac (que é a máquina que possuo). Depois é preciso configurar a ligação, o que demora bem mais que 30 segundos. Nessa altura, se tudo tiver corrido bem, sim, há internet, mas não para sempre... Há internet durante uns dias, porque há que preencher o contrato que vem dentro da caixa, enviá-lo pelo correio e aguardar... Quando o contrato lá chega é que finalmente o nosso acesso é desbloqueado.

Por outro lado, a publicidade, neste aspecto, não é enganosa... Porque a publicidade, se bem me lembro, não deixa claro que aquela é a primeira vez que a pessoa se liga à internet.

Ainda assim, na publicidade, a pessoa ainda tem tempo para entalar um casaco na porta e tropeçar num gato, coisa que eu não tive.

Alguns leitores dirão, ainda assim: "Mas também não é tão mau quanto isso..."

Pois não, é pior.

Seguem-se longos meses de desespero, dos quais saliento alguns pontos:
  • volta e meia perco as ligações; atenção, não perco a conexão; continuo ligado ao ISP, perco é ligações de IMs, HTTP, etc, o que é especialmente enervante quando estamos a 90M de um DMG de 100M. (Nota: se calhar é por isto que lhe chamam Kanguru... está sempre aos saltos...)
  • volta e meia é o Mac que encrava, começa a bufar e tudo deixa de responder; e não me venham dizer que é do Mac, porque já experimentei com o acesso móvel da TMN e o mesmo não acontece.
  • supostamente tenho Happy Hour, mas só a começaram a contabilizar correctamente ao fim de 4 meses de serviço.
  • supostamente a velocidade vai até 3,6Mbps, mas eu nunca consegui mais de 300K (sendo que o típico são uns 20K), e já lá vão 5 meses e tal (e sim, está bem configurado, e sim, 3G).
  • o site de apoio ao cliente é das piores coisinhas que há
    • ter que voltar a fazer login para andar de opção em opção (algo que só foi corrigido recentemente)...
    • ir tentar ver os consumos e verificar que só lá se encontram os ditos até há coisa de 10 dias atrás (hoje são 11 e só lá tenho consumos até dia 2), o que dá imenso jeito para nos organizarmos...
    • uma opção de consulta de factura electrónica que só nos diz que a factura electrónica já está activa e que depois não nos mostra nada...
    • detalhes do serviço subscrito que, na prática, nos redirigem para uma página estática com o tarifário, o que significa que não conseguimos verificar online qual o horário de Happy Hour que possuímos...
    • etc.
Mas enfim, eu já devia estar à espera desta qualidade de serviço...

Sabem o que vos digo?

Se eu levasse este Kanguru a um veterinário, quase de certeza que mo abatiam!

Se não antes, garanto-vos que mal terminem os 12 meses de fidelização (que é das coisas mais estúpidas alguma vez inventadas) quebro o contrato.

Kanguru...

Sinceramente...

5 comments:

Rui Vilela said...

Em finais de 2005 demorei 2 meses para por o Kanguru a funcionar correctamente no Linux (384KB/s), isso dá mais ou menos 5.184.000 segundos. Em Windows demorou 2 dias.

chiconline said...

Para evitares que o mac bloqueie à uma maneira, mas que não devia ser preciso se os senhores da kanguru fizessem o trabalho de casa como deve ser.

Segue o link:
http://chico-online.net/chiconline/?p=107

Conceição said...

foi o que fiz - cacelei o kanguru.boa sorte

alexvf said...

Estou com um problema muito idêntico.
Estou há cerca de 1 semana com velocidades de 200Kbps de download e 30 Kbps de upload (para quem não sabe 200Kbps de download é a 1/5 de 1 Mbps - eles declaram que tenho 7,2Mbps na minha zona).

Não me conseguem resolver o problema. Não conseguem sequer diagnosticá-lo!!
De todas as vezes que telefonei para o apoio ao cliente pediram-me para entrar na minha área de cliente para fazermos um teste de velocidade. Da primeira vez, ao fim de 45 minutos, o operador desistiu. Da segunda vez, ao fim de cerca de 35 minutos lá consegui entrar na minha área de cliente. Fiquei sem saber os resultados dos testes porque, convenientemente, o sistema não permite que o cliente os veja.

Por isto, e porque não consigo fazer nada, tentei rescindir o contrato. Dizem que o posso fazer mas tenho que pagar todas as mensalidades que me faltam até ao fim do período de fidelização (faltam 11 meses).

Mantenham-se longe deste serviço. Kanguru é péssimo!

Sou cliente Optimus desde que a optimus existe e nunca tive nenhuma razão de queixa desta empresa. Fui cliente Clix durante 5 anos e não tive uma única razão de queixa.

Mas Kanguru desaconselho determinantemente. Não se metam nisso porque depois, como no meu caso, não há maneira de sair antes do fim do período de fidelização.

Alguém me sabe dizer se há algum livro de reclamações formal onde eu possa apresentar uma reclamação?

Conceição said...

enviar um mail ao apoio cliente do kanguru, ou telefonar à facturação.eles resolvem.