Tuesday, July 25, 2006

Eu queria mandar um mail a reclamar, mas não tenho net em casa...

Ainda não escrevi nada sobre isto em Português, de modo que cá vai, em versão muito condensada (acreditem).

A história começou há mais de um ano atrás.

Instalamos linha telefónica para poder ter net em casa, começamos a pagar a mensalidade, e lá passamos ao segundo passo: a net propriamente dita!

Primeiro tentamos pelo Clix. Telefonávamos, mas do lado de lá nunca nos atendiam a chamada. Não demorou muito para que desistíssemos.

Decidimo-nos pela Oni.

Ligamos, tratamos de tudo... e esperamos.

Passados uns meses lá recebemos o kit, pelo qual tivemos que pagar, salvo erro, perto de 100 euros. Só faltava o username e a password. Ligamos para lá e disseram-nos que já tinham enviado uma carta com o novo número de telefone, username e password. Lá nos mandaram os dados novamente. Ainda aproveitamos para dizer que tínhamos tentado ligar o router a duas máquinas diferentes e que nenhuma delas o reconhecia, pelo que o dito deveria estar avariado. Nada feito. A pessoa do lado de lá não percebia o que queríamos dizer e, sem username, não podem fazer nada.

Os dados chegaram, tentámos ligar... nada. Mudámos de router, tentamos novamente... nada. Ligamos para lá, explicamos o que se passava, e a explicação era de que teríamos uma ATM na mesma linha ou uma outra série de possibilidades; nós bem que dissemos que não era nada daquilo, mas do outro lado a voz era intransigente. Lá fomos passados à área técnica, que fez todos os testes necessários para concluir o que nós já sabíamos: que não tínhamos uma ATM nem nada do género em casa.

Convém aqui salientar que por esta altura os tempos de espera eram de 11 minutos. Quando nos passavam para a área técnica era outro tanto e, quando nos remetiam para a origem... Exacto.

Quem acabou por descobrir o problema fomos nós. O número novo que nos tinham dado não estava activo. Ainda tínhamos o anterior, o da PT, a funcionar.

Reclamámos, reclamámos... e de nada adiantou.

Ainda assim, começamos a receber as contas da Oni, com consumos e tudo. Nesta altura ainda eu não sabia o que representavam aqueles valores, já que não havia uma unidade junto ao gráfico.

Neste entretanto tínhamos passado uns meses a receber contas da PT e a não as pagar, já que a Oni nos dizia para assim proceder (seriam eles a resolver esse problema).

Quando finalmente dissemos que queríamos cancelar o contrato com eles e devolver tudo, disseram-nos que o problema já estava identificado: "A PT é que recusou a transferência do lacete! Mas não se preocupe, que nós pedimos isso hoje outra vez e resolvemos o problema!"

Primeiro: Se o problema era esse, porque é que só dizem que o vão resolver quando nós nos vamos embora?

Segundo: Se de facto a transferência não tinha sido feita... de onde veio o número novo?

E aguardem pelo terceiro, que vem uns parágrafos mais abaixo.

Acabamos por enviar um fax para a Oni a cancelar tudo e pedimos net do Sapo. Era mais caro, mas pelo menos ia funcionar...

É o ias!

Bem que tentámos, mas nada feito.

Reclamámos, reclamámos... e acabamos por ser nós novamente e descobrir o problema! A linha tinha sido finalmente transferida e tínhamos agora o número da Oni!

Terceiro (cá está!) : Se o problema era mesmo aquele, se eles iam pedir novamente a transferência e se nós dissemos, claramente, que não o fizessem porque já não queríamos... como e porque raio é que o número foi transferido?

Acabamos por decidir ficar com a Oni, já que estava a funcionar e estava.

Passados dois belos meses (mais coisa menos coisa) com internet em casa... eis que ela "se escafedeu"!

Lá recomeçaram os telefonemas para descobrir o que se passava... Disseram-nos que tínhamos uma conta por pagar. Nós achamos estranho mas decidimos pagar. Saldamos portanto a dívida... e continuamos sem net em casa...

Ligamos novamente... O nosso caso estava em apreciação.

Apreciação?

Então não é só activar a conta? Não pagamos, já? Toca a carregar no botão!

Continuamos sem net e, passados uns meses, lá se descobriu o que se tinha passado...

Lembram-se do fax que mencionei uns parágrafos acima, para cancelar a conta da Oni?

Pois é, só deu entrada nesta altura.

A última vez que tive net em casa já foi em 2005. O nosso processo continua "em apreciação."

Mas no entretanto...

Já vos disse que continuamos a receber facturas da PT?

E para além disso...

Já vos disse que continuamos a receber facturas da Oni, com consumos e tudo?

Ah, mas já descobri o que são os consumos!

São euros!

Por mês, consumimos 22 euros e tal!

Ena, ena!

4 comments:

Catarina said...

Estou em espera. Cerca de dois metros de fio. Ou melhor, do homem da PT com cerca de dois metros de fio. Sim, estou em espera. Em espera e sem internet. Sim, estou sem internet em espera do homem da PT com dois metros de fio há pelo menos cinco ou seis meses. Bem, tantos meses que já nem sei...

Anonymous said...

Hehe! Parece uma comédia... daquelas bem negras... É mau demais para ser
http://sunshine.blogs.sapo.pt/

anakrida said...

LOL
tive a ler este post mesmo à portuguesa...
é triste mas infelizmente estas coisas devem de ser um problema de comunicação cá de portugal lol
comigo aconetecu a mesmissima coisa!
pus uma net... n funcionava...
pus outra, ia a baixo sempre porque o servidor deles não aguentava... telefonavamos tavam horas para nos atender!
ok... lá para a 4ª ou 5ª vez que mudámos... resolvemos mudar da sapo para a telepac, aí sim conseguimos resultados até aos dias de hoje bastante visiveis... apesar de aquilo ser servido praticamente pelas mesmas coisas e de se pagar um bocadinho mais, viemos depois a saber por um conhecido que trabalha lá, que os clientes sapo enquanto telefonam vs um cliente telepac, espera! espera e espera o tempo suficiente ate desisitr... mas de qualquer maneira embora pague muito mais, esta funciona! e tá sempre operacional e se por algum motivo não funciona ate telefonam para o telemovel a dizer o que é que se passa e a pedir desculpas pelo incómodo, ah pois, mas isto depos de já haver uns problemitos e muitas reclamações, mas que "rapidamente" rapidamente entre aspas sim, pq se tratava de umas semanas, mas ao pe de outras que sao meses, não é nada!
enfim...
agr ja tenho esta ha alguns 3 anos e tá tudo fixe!

=)

Anonymous said...

Não deixem de denunciar os vossos problemas com a internet!

Mas façam ainda mais manifestem-se!

Só assim podemos melhorar o serviço!

http://www.netcara.blogspot.com/