Saturday, August 05, 2006

Obrigado por nada, Metropolitano de Lisboa

O novo site do Metropolitano de Lisboa, segundo o Portal do Cidadão, "aposta no dinamismo".

E que tal se apostassem na acessibilidade e usabilidade, para variar?

O diagrama da rede já não era nada de fantástico, mas pelo menos era baseado em imagens.

Deixem-me falar-vos deste novo site...

Tem 4 secções principais e um total de 38 subsecções.

Ora deixa cá ver... onde estará o diagrama da rede?

Estará em "Clientes - informações", ou em "O Metro e a Cidade"?

Está em ambos!!!

Ena, ena!

Não só disponibilizamos a informação como também o fazemos várias vezes!

Esperem... eu disse "disponibilizamos"?

Ah, pois, mas é preciso o FlashPlayer 8!

Mas não se preocupem, porque é "gratuito"!

Pergunto-me... se fosse preciso um balde de merda para ver o site e o balde fosse gratuito eu deveria ficar contente, era?

Pergunto-me como é que um site "Optimizado para Internet Explorer com uma resolução de 800x600" e que "Requer instalação do Flash Player 8" pode ter a lata de dizer que é acessível (não há ainda Flash 8 para Linux, por exemplo).

Seja como for, aqui vão alguns dados sobre o site do Metropolitano de Lisboa:

92 erros no HTML.

Carradas de erros no CSS.

E, claro está, aqui têm algo que podem usar para provar que o site não está conforme o nível A, como eles afirmam estar.

2 comments:

chateaufiesta said...

Tive curiosidade com o teu post e decidi verificar o que dizes, na realidade tens algumas incorrecções no teu post.
Primeiro dizes que o Diagrama da Rede aparece em 2 secções o que não é verdade, pois na secção dos clientes aparece o Diagrama e na secção Metro e a Cidade aparece o Mapa da rede que são coisas diferentes.
Quanto à utilização de flash é verdade que nem toda a gente tem possibilidade de o ter, mas cerca de 90% dos computadores em todo o mundo têm windows portanto...
Erros de html e CSS parecem-me normais, até porque na maior parte dos casos trata-se de espaços colocados a mais nas labels mas que são bem interpretados pelos browsers.
Na parte da acessibilidade mais uma vez estás a enganar as pessoas pois o que diz na página http://www.metrolisboa.pt/Default.aspx?tabid=118 é que esta página tem acessibilidade nivel A, não o site todo.

José Castro said...

chateaufiesta, vais ter que me desculpar, mas estás a comparar aquilo que eu disse em Agosto do ano passado com o site do Metropolitano de Lisboa agora, em Fevereiro de 2007. Já lá vão mais de 6 meses e eles já alteraram o site q.b.

Basta veres, por exemplo, que na altura em mencionava 92 erros de HTML e agora há 88. Logo, o site é diferente.

Aquele menu rápido que eles agora têm na página principal, por exemplo, na altura não o tinham. Há muitas diferenças no site.

Quanto ao windows em 90% dos computadores de todo o mundo, não sei onde foste buscar esses valores, mas seja como fôr, isso não invalida o meu argumento, que é o facto de algumas pessoas não terem acesso aos conteúdos.

Erros de HTML e CSS não são normais. Que escapem umas coisas num site pessoal, tudo bem, agora num site feito profissionalmente por alguém na área?