Monday, February 11, 2008

Internet em 30 segundos o tanas!

Falemos novamente do serviço de internet móvel da Optimus, o Kanguru, um serviço que já possuo desde meados do ano passado.

Liga-se o aparelho ao portátil e passam-se 21 segundos até que o mesmo seja devidamente reconhecido.

Selecciona-se a ligação, premimos "Connect" e passam-se 8 segundos até a ligação ser estabelecida.

Passaram-se, portanto, 29 segundos.

O leitor incauto diria: "Bom, a publicidade não é enganosa... Eles dizem em 30 segundos e demorou 29..."

Certo, mas não da primeira vez... Porque da primeira vez é necessário possuir já uma ligação à internet, para fazer download da versão do programa para Mac (que é a máquina que possuo). Depois é preciso configurar a ligação, o que demora bem mais que 30 segundos. Nessa altura, se tudo tiver corrido bem, sim, há internet, mas não para sempre... Há internet durante uns dias, porque há que preencher o contrato que vem dentro da caixa, enviá-lo pelo correio e aguardar... Quando o contrato lá chega é que finalmente o nosso acesso é desbloqueado.

Por outro lado, a publicidade, neste aspecto, não é enganosa... Porque a publicidade, se bem me lembro, não deixa claro que aquela é a primeira vez que a pessoa se liga à internet.

Ainda assim, na publicidade, a pessoa ainda tem tempo para entalar um casaco na porta e tropeçar num gato, coisa que eu não tive.

Alguns leitores dirão, ainda assim: "Mas também não é tão mau quanto isso..."

Pois não, é pior.

Seguem-se longos meses de desespero, dos quais saliento alguns pontos:
  • volta e meia perco as ligações; atenção, não perco a conexão; continuo ligado ao ISP, perco é ligações de IMs, HTTP, etc, o que é especialmente enervante quando estamos a 90M de um DMG de 100M. (Nota: se calhar é por isto que lhe chamam Kanguru... está sempre aos saltos...)
  • volta e meia é o Mac que encrava, começa a bufar e tudo deixa de responder; e não me venham dizer que é do Mac, porque já experimentei com o acesso móvel da TMN e o mesmo não acontece.
  • supostamente tenho Happy Hour, mas só a começaram a contabilizar correctamente ao fim de 4 meses de serviço.
  • supostamente a velocidade vai até 3,6Mbps, mas eu nunca consegui mais de 300K (sendo que o típico são uns 20K), e já lá vão 5 meses e tal (e sim, está bem configurado, e sim, 3G).
  • o site de apoio ao cliente é das piores coisinhas que há
    • ter que voltar a fazer login para andar de opção em opção (algo que só foi corrigido recentemente)...
    • ir tentar ver os consumos e verificar que só lá se encontram os ditos até há coisa de 10 dias atrás (hoje são 11 e só lá tenho consumos até dia 2), o que dá imenso jeito para nos organizarmos...
    • uma opção de consulta de factura electrónica que só nos diz que a factura electrónica já está activa e que depois não nos mostra nada...
    • detalhes do serviço subscrito que, na prática, nos redirigem para uma página estática com o tarifário, o que significa que não conseguimos verificar online qual o horário de Happy Hour que possuímos...
    • etc.
Mas enfim, eu já devia estar à espera desta qualidade de serviço...

Sabem o que vos digo?

Se eu levasse este Kanguru a um veterinário, quase de certeza que mo abatiam!

Se não antes, garanto-vos que mal terminem os 12 meses de fidelização (que é das coisas mais estúpidas alguma vez inventadas) quebro o contrato.

Kanguru...

Sinceramente...